sexta-feira, 9 de maio de 2014

Aceitando desafios.



Texto bíblico: Juízes 7:1-25

Além da conotação e contexto históricos, podemos aprender pela narrativa que Deus sempre está nos propondo desafios (v. 12). Gideão foi desafiado a batalhar em situações (tamanho do exército) e condições (armas) inadequadas e absurdas aos olhos humanos. Vejamos quais lições aprendemos aqui para que consigamos vencer estes desafios:

1. Não temer o mal (v. 3). Ter coragem para enfrentar os problemas que se apresentam (v.3) - "quem for tímido ou medroso (covarde) volte e retire-se..."

2. Confiar, acreditar em Deus, ter fé em Deus (v.7) "eu vos livrarei"

3. Estar atento a voz de Deus e as estratégias do inimigo. Vigiar. (v. 5-7) - "todos que se abaixaram de joelhos para beber a água que se retirem..." (mesmo quando saciamos nossa sede precisamos estar atentos aos ataques do inimigo). Prestar atenção pois o inimigo tentará de todas as formas e meios (situações, pessoas...) destruir nossa vida e não permitir que vencemos os desafios.

4. Precisamos lutar com as armas certas (as de Deus) e não as do mundo (v. 16--18) "...trombetas, cântaros e tochas..." contra espadas, lanças, escudos, armaduras, montarias, etc... (oração, intercessão, jejum, amor, verdade, perdão, Palavra de Deus contra toda maldade e perversidade do mundo, contra todos nossos problemas e dificuldades.)

5. Precisamos usar o método orientado por Deus para vencer os problemas e as setas do maligno. (v. 19-21) "tocar trombetas, quebrar os cântaros, acender as tochas, gritar: pelo Senhor e por Gideão". (Orar, amar, evangelizar, pregar, congregar, ouvir e aprender de e com Deus, obedecer a Palavra, fazem parte da metodologia de Deus para a Igreja) Para muitos isso é loucura, para nós é fazer o que é certo.

Conclusão:
Se assim agirmos, não precisaremos nos atracarmos com o inimigo ou termos medo dos problemas. Deus lutará por nós (vs. 21-25) e nos dará vitória - "E permaneceu cada um no seu lugar..." (v. 21a)
Seja você também um(a) vitorioso(a) de Deus como foram Gideão e seus 300 valentes.
Amém.

Esboço de sermão pregado pelo Pr. Magdiel G Anselmo na Igreja Presbiteriana Nova Aliança em Cristo - Guarulhos - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários. Sua opinião é importante. Participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...