segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Novas revelações e profecias??? Não, fico com as antigas e eternas !


Deixa eu dizer uma coisa... não questiono as experiências pessoais que as pessoas possam ter com O Espírito Santo (até porque não há como provar se estão dizendo a verdade, se tiveram alucinações, ou se estão fingindo ou mentindo por causa de algum interesse pessoal). 

Mas, antes de alguém me rotular de "fundamentalista frio e fariseu" afirmo que Deus pode se revelar a alguém como Ele desejar (creio que Deus é Soberano e pode usar o método que lhe aprouver), portanto não descarto ou nego que cristãos possam ter experiências espirituais diversas. Fique bem claro isso. 

Entretanto, ressalto categoricamente que Deus não trabalhará contra Ele mesmo ou contra o Seu próprio trabalho. Até mesmo as visões, sonhos ou interferências diretas de Deus na vida de alguém (e creio nisso tudo) tem um propósito específico e coerência com aquilo que Deus já nos revelou e orientou. Deus não se contradiz, não mente ou esquece o que já nos revelou em Sua Palavra. Por isso é difícil entender como uma pessoa que não se dedica em ler, meditar, estudar a Palavra para poder compreende-la e pratica-la tenha revelações e faça profecias ou atos proféticos. Sei que Deus usou algumas vezes até animais para profetizar e ensinar, mas mesmo nessas situações havia coerência com o que Deus já estava ensinando ali (e com a observação aqui que não existia a Revelação completa, o Cânon não estava ainda completo e fechado como é a realidade de hoje.) 
Me perdoem os adeptos e simpatizantes mais exaltados e empolgados dessas tais "revelações" e "profecias" mas eu prefiro e decido permanecer e acreditar na suprema Revelação de Deus que é a Sua Palavra (Bíblia Sagrada). Deus investiu tempo e usou pessoas em aproximadamente 1600 anos para que nós pudêssemos ter Sua Revelação e dela aprendêssemos. Foi um grande trabalho, uma obra-prima de Deus.
Desprezar isso em prol das tais "novidades proféticas", é no mínimo, falta de bom-senso, pra não dizer discernimento. 
Se um cristão for sincera e honestamente a Bíblia para aprender, pautar e fundamentar sua vida, não precisará desses artifícios. Na Bíblia encontrará TUDO que precisa para viver de forma que agrade a Deus. Creio nisso firmemente.
Portanto, cuidado, então com aqueles que se arrogam como profetas e que em cada oração trazem uma "nova revelação". Cuidado com mulheres que transtornam cultos com o pretexto de trazer uma "profecia de Deus para igreja". Fique atento as atitudes desses "gurus" que parecem possuir uma bola de cristal e que saem propagando suas visões, sonhos e presságios aos quatro cantos como se fossem uma classe especial de crentes e como se a Palavra de Deus não estivesse completa e necessitasse da ajuda deles para ser eficaz e útil. Fique esperto com essa gente.
Tome cuidado, não dê ouvidos a esse tipo de coisa se não tiver certeza e convicção absoluta que é de Deus. Analise, confira, discirna tudo que ouvir ou lhe for comunicado. Vigiar e orar acompanhados de uma boa análise bíblica aqui são grandes conselhos bíblicos a se aplicar.
Sendo assim, quando ouvir uma dessas "revelações" ou "profecias" confira e analise se tem coerência e fidelidade a Revelação de Deus que é a Sua Palavra. Se assim for, é correto (mas veja que se você fosse à Palavra não precisaria disso, ou seja, bastava você ter buscado isso na Bíblia e teria achado essa orientação), se não for, ignore por completo. 
E mais, profeta em nossos dias, não é como no Antigo Testamento, naquela época não existiam as Escrituras por completo, hoje temos. Profetas em nossos dias são os cristãos que Deus vocaciona e capacita para PREGAR Sua Palavra (e aqui não me refiro a pregação ou evangelização que são mandamentos a todos os cristãos, mas especificamente ao uso dos dons espirituais de profecia e ensino), ou seja, os pregadores e ensinadores cristãos. Esses homens e mulheres cristãos, capacitados por Deus com dons espirituais para tais ministérios, que se prepararam adequadamente em conhecimento bíblico, oração e tempo de treinamento com bons líderes cristãos (tutores), quando estão pregando e ensinando, estão profetizando, mas não novas profecias e revelações, simplesmente estão comunicando aquilo que Deus já nos revelou pela Sua Palavra, de uma forma poderosa e iluminada pelo Espírito Santo. Naquele momento que pregam e ensinam, são profetas de Deus para Seu povo, estão exercendo esse ministério profético de nossos dias.
Portanto, já temos a Palavra e já temos os profetas. Basta nos alimentarmos dessa Palavra, seja individualmente em nosso culto e devocional particular, seja em reuniões e cultos congregacionais onde ouvimos e aprendemos pela instrumentalidade de nossos irmãos em Cristo quando pregam, ensinam e vivem a Palavra. Não precisamos de acréscimos ou complementos a todo esse processo idealizado e concretizado por Deus. 
Por fim, vale um conselho de quem teme a Deus: não tente complementar o que Deus já finalizou. Deus não divide Sua Glória.

"TODA a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja PERFEITO e PERFEITAMENTE habilitado para TODA boa obra." 2 Timóteo 3: 16,17.

"Certamente a Palavra da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde, o inquiridor desse século? Porventura não tomou Deus louca a sabedoria do mundo?
Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela LOUCURA DA PREGAÇÃO. Porque tanto os judeus PEDEM SINAIS, como os gregos buscam sabedoria; MAS NÓS PREGAMOS A CRISTO crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens." 1 Coríntios 1: 18-25.

Pr. Magdiel G Anselmo.

2 comentários:

  1. Muito bom!..Sempre tive "medo" dessas profecias...sempre me pareceram um pouco "fantasiosas demais!..sempre que alguém fala uma delas analiso muito,sempre orando pela orientação do Espírito Santo de Deus,de Jesus e pelo que nos ensinam es escrituras!...
    `
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pastor Magdiel....
    Excelente reflexão... Deus já se revelou completamente em sua Palavra...
    Deus o abençoe a cada dia....

    ResponderExcluir

Faça seus comentários. Sua opinião é importante. Participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...