segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SENDO UM INSTRUMENTO DE DEUS


TEXTO BÁSICO: ÊXODO 18: 13 - 27

Perguntas Introdutórias:
Você quer ser um instrumento usado por Deus ?
Você sabe o que isso significa?




Introdução:
A palavra “Exodos” significa saída e o contexto histórico da passagem lida era: “estavam peregrinando pelo deserto após a saída do cativeiro Egípcio, especificamente em um período de teste, provação (aprendizado) impostos por Deus- 15:22 a 18:27, Deus havia enviado codornizes, maná dos céus, tirado água da rocha, etc...”

Qual era a função de Moisés?

- Versículo 15 - Representante de Deus perante o povo (Moisés levava os pedidos do povo a Deus - intercedia pelo povo diante de Deus)

- Versículo 19 - Representava Deus diante do povo. Trazia da parte de Deus as orientações para o povo de Deus. Arão, seu irmão, era o sacerdote. Oferecia sacrifícios a Deus para perdão dos pecados do povo e Deus aceitava desta forma e perdoava.

Conclusão: Moisés era Profeta de Deus e intercessor do povo. Líder escolhido por Deus. Arão, seu irmão, era o sacerdote.

Moisés foi um homem grandemente usado por Deus, foi um instrumento de Deus para o cumprimento dos Seus propósitos.

O que mudou para os nossos dias ???

Hoje pelo sacrifício de Jesus no Calvário podemos chegar a Deus sem outros mediadores ( Hebreus 1: 1,2). Jesus é o sumo-sacerdote. Hoje não existem profetas como no VT. A profecia de nossos dias é a pregação da Palavra de Deus.

O que não mudou.

Da mesma forma que Moisés liderava e orientava o povo da parte de Deus, hoje ainda homens e mulheres de Deus têm esta função de liderar, ensinar e pregar a Palavra de Deus;

Da mesma forma que Moisés intercedia a Deus pelo povo, ainda hoje Deus requer de nós uma vida de oração constante;

Da mesma forma que Deus usou Moisés como instrumento de benção, ainda hoje Deus quer usar homens e mulheres.

Como ser usado por Deus então? como sermos instrumentos de bênçãos nas mãos de Deus ?

Vejamos, de acordo com o texto bíblico, quais são as CARACTERÍSTICAS QUE SÃO REQUERIDAS DE ALGUÉM QUE QUER SER INSTRUMENTO USADO POR DEUS:

Versículo 17 - Havia o costume do povo ir a Moisés para buscar conselhos e consultá-lo a respeito de tudo. Ficavam então em pé no deserto durante todo o dia esperando o momento de falar com Moisés (vers. 14). Era muito desgastante para ambas as partes, tanto para o povo como para Moisés.O texto mostra claramente que Moisés ouviu os conselhos de Jetro, seu sogro e fez tudo quanto ele havia dito. (texto que concorda: Tiago 1: 19). Mesmo sendo o líder escolhido por Deus, Moisés ouviu e atendeu. Isso demonstra a HUMILDADE de Moisés.

Quem quer usado por Deus precisa ser Humilde, saber ouvir, refletir e discernir sobre o que ouviu. Precisa ser alguém que não importa a posição que ocupe, ouça as pessoas, pois Deus fala através de pessoas. Moisés era HUMILDE. Quer ser usado ? seja Humilde.

Versículo 21 - HOMENS CAPAZES - Pessoas experimentadas, maduras, prontas para trabalhar (aplicação: oração e Bíblia). O sentido do texto é capacidade devido a comunhão e intimidade com Deus, pessoas que conhecem a Deus e tem um relacionamento profundo e íntimo com Ele adquirido através de uma vida de oração e estudo da Bíblia. Pessoas capazes de aceitar desafios por causa de seu relacionamento com Deus.
Quer ser usado por Deus? Busque ter intimidade com Deus através da oração e Bíblia e acostume-se a trabalhar para o reino de Deus.

Versículo 21 - HOMENS TEMENTES A DEUS - Pessoas que tem “temor” a Deus. O sentido da palavra “temor” no texto bíblico não é o significado literal da palavra no original hebraico que é “ter medo de”. Sabemos que não servimos a Deus apavorados com Ele. Existem vários sentidos que a palavra pode apresentar graças ao contexto em que ela é aplicada pelo escritor humano no texto inspirado, isso se chama “campo semântico”, por isso o contexto deve ser respeitado para uma interpretação correta e única das Escrituras Sagradas. O sentido de “temor” em toda a Escritura é de “um profundo respeito e reverência a Deus em tudo que faz sejam por palavras sejam por atos”, isso tudo devido a gratidão e o amor que temos por Deus, não por medo. É uma vida de compromisso com Deus, uma vida piedosa.

Quer ser usado por Deus? Seja temente a Deus em tudo. “Eu não faço isso por temor a Deus ou ainda, eu faço isso por temor a Deus”, essa deve ser nossa atitude diante de todas as situações e circunstâncias de nossa vida. (Exemplo de Abraão em Gen. 22:12).

Versículo 21 - HOMENS DE VERDADE - Pessoas que amem a verdade, que são fiéis e francas. Homens e mulheres de Deus que não se omitem em dizer a verdade em amor, que mesmo com dano próprio buscam a verdade em tudo (Salmo 15:4). Pessoas falsas e covardes não são agradáveis a ninguém, muito menos a Deus. Pessoas verdadeiras e fiéis são confiáveis e agradam a Deus.

Quer ser usado por Deus? Seja amante da verdade. Fale a verdade em toda a situação, com amor buscando ajudar e abençoar as pessoas, mas nunca se omita e nem se esconda da verdade.
(Exemplo de Daniel 3: 17,18).

Versículo 21 - HOMENS QUE ABORREÇAM A AVAREZA - Avareza é o apego excessivo as coisas materiais (dinheiro, bens, posses...) e negligenciando as coisas espirituais. Os avarentos não contribuem, não investem no reino de Deus, são egoístas e materialistas. Eles estão sempre em primeiro lugar, depois Deus e os outros.

Você quer ser usado por Deus?
Então, se necessário for, abra mão de seus direitos e do que tem para que outros sejam abençoados. Contribue além do ordinário, invista no que é eterno. O melhor investimento do crente não é a poupança, o dólar, o fundo de renda fixa, o automóvel, o telefone, a casa própria, etc. O melhor investimento para o crente é aquele que é feito para o reino de Deus (dízimo, ofertas, doações, etc).

Há uma frase muita sábia que diz: “Ganhe o máximo de dinheiro que você puder, economize o máximo que você puder e invista o máximo que você puder na obra de Deus”.
(Exemplo da Igreja Primitiva em Atos 2:45).
Leia Mateus 6:33.

Conclusão e aplicação específica:

Ainda hoje Deus quer usar pessoas (homens e mulheres) para trabalhar na causa divina. Ainda hoje Deus diz para procurar dentre o povo pessoas com estas características. A Palavra de Deus não é só para aquele momento no deserto, Ela é atual e viva hoje e as características são atemporais, portanto aplicáveis em nossa época.

Se você ainda quer ser usado por Deus como instrumento de benção para o povo de Deus e para sua própria vida, busque cultivar estas características  e espere que oportunidades surgirão na obra de Deus.

Deus usou aquelas pessoas para ajudar Moisés a liderar. Deus pode usar você também com esse propósito. Pense nisso.

Mas lembre-se: Deus quer começar primeiro em você, para que você ensine a outros.

Faça agora um compromisso com Deus de mudar aonde é necessário para que alcance as características requeridas, Deus com certeza ouvirá tua oração e lhe dará condições disso ser realizado.

Deus lhes abençoe.


Sermão (síntese) proferido pelo Pr. Magdiel G. Anselmo em 06.11.2011 no templo da Igreja Presbiteriana Nova Aliança em Cristo.


 

2 comentários:

  1. muito bom e oportuno este estudo, pois tem muita gente, como eu, querendo ser usado por Deus, mas não quer pagar o preço. aprtir de hoje vou tentar seguir estas regras que acho muito oportuna e sábias para que realmente sejamos usados por Deus..

    ResponderExcluir
  2. Glória q Deus palavras sábias para quem quer ser usado por Deus inclusive eu que quero muito ser usado por Deus mas me acho muito imaturo mas Deus sabe de todas as coisas vou esperar em Deus no momento certo ele agirá em minha vida e na vidas de todos que querem ser usado

    ResponderExcluir

Faça seus comentários. Sua opinião é importante. Participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...