sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ilusão, presente do adversário

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar, resisti-lhes firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."
1 Pedro 5: 8,9

Você já recebeu um presente que por fora era muito bonito, muito bem embrulhado com cores e laços mas por dentro foi uma grande decepção?
Minha querida mãe usa a expressão do interior de SP que diz: "por fora bela viola, por dentro pão bolorento".
Somos iludidos pela visão e aparências da beleza do pacote e imaginamos que o conteúdo será igualmente atraente e agradável. Mas, nem sempre é isso que ocorre.
Há até uma brincadeira muito usada em "amigos secretos" onde uma grande caixa ou pacote quando aberto vai se tornando em uma pequena, mostrando que o conteúdo era bem diferente do que se imaginava a princípio.
Quando aplicamos essa situação no contexto espiritual, podemos verificar que muita ilusão é apresentada como sendo verdade e inúmeras pessoas aceitam estes presentes imaginando que são bons e úteis para sua vida cristã, mas num breve futuro se tornarão em grandes males para suas vidas e dos seus.
O nosso adversário que é um mestre em ilusões e que não cessa em seus intentos (2 Cor. 2:11) continua preparando presentes muito atraentes e bonitos por fora mas que em seu conteúdo e essência se transformam nos grandes causadores de profundas enfermidades espirituais e de graves distorções doutrinárias no seio da Igreja Cristã.
Como ele não pode revelar sua real intenção que é de "matar, roubar e destruir", usa estes "presentinhos" para tentar iludir o povo de Deus, fazendo com que conceitos totalmente contrários à Palavra de Deus sejam adotados sem que percebam o grande erro que cometem.
Alguns destes "presentes" oferecidos pelo nosso adversário são:

1. O Presente chamado ACOMODAÇÃO

Este presente traz em seu bojo o seguinte conceito:
"Já sou crente salvo, não preciso orar muito. Deus já sabe de tudo, pra que ficar lembrando-O."
Iso não é verdade.
Este conceito parece até uma verdade. Se Deus sabe de tudo, é onisciente, pra que ficar orando, é perda de tempo. Com isso, o diabo vai fazendo com que o crente perca sua comunhão com Deus, se torne acomodado e enfraqueça em sua fé.
A verdade é que a oração aprofunda nossa relacionamento com Deus. Obtemos através da oração sincera e respeitosa, conforto e forças para prosseguir em nossa caminhada cristã. Sem uma vida de oração profunda e constante não conseguimos suportar as investidas de satanás. Não é a toa que a Escritura nos orienta a orar sem cessar (1 Tess. 5: 17).
Quem aceita este presente (conceito) em sua vida acabará em um breve futuro com sérios problemas espirituais. Não aceite esse presente. Recuse-o.

2. O Presente chamado ANEMIA.

Conceito: "Já sou crente salvo. Já li várias vezes a Bíblia toda. Não preciso ler muito agora, leio nos cultos. Isso basta."
Isso não é verdade.
A Bíblia é a Palavra de Deus e por isso deve estar diariamente em nossa rotina. É nosso alimento diário (Jeremias 15:16).
Devemos ler sozinhos, com a família, na igreja ou em qualquer outra ocasião que pudermos. Ela deve ocupar a nossa mente de tal forma que vivamos o que lemos e aprendemos com Ela.
Não seja iludido por esta falsa argumentação que ler muito a Bíblia é apenas para novo-convertido ou porque já leu-a inteira. Se seguir este conceito se tornará um crente anêmico, fraco e desanimado. Continue lendo a Bíblia, meditando Nela e estudando-a profundamente. Nela você encontra palavras de vida eterna. Não negligencie isso nunca.

3. O Presente chamado AUTO-SUFICIÊNCIA

Conceito: "Já conheço tudo sobre Deus. Não preciso mais que ninguém me ensine. Já sei o suficiente".
Isso não é verdade.
A aceitação desse conceito tem levado muitos crentes a profundos isolamentos e conflitos. Ninguém sabe o suficiente. Ninguém está isento de ser ensinado. Todos temos que continuar aprendendo e buscando sempre melhorar e aperfeiçoar em nossa vida seja espiritual ou secularmente.
Já dizia alguém: "quem não se senta para aprender, não pode se levantar para ensinar". Sempre crescer é a ordem (2 Pedro 3: 18).
Ninguém é auto-suficiente. Dependemos da graça e da misericórdia de Deus para tudo.

4. O presente chamado "MUDANÇA PARCIAL".

Conceito: "Já mudei tudo que precisava em minha vida. Não preciso mais mudar nada. Assim já está bom".
Isso não é verdade.
A verdade é que todos os dias temos algo em nossa vida que precisamos submeter a Palavra de Deus. Somos transformados todos os dias. Ninguém está perfeito (Filipenses 3: 12-16).
A Igreja é como uma fábrica de peças e nessa fábrica não existe o setor de peças prontas. Todas estão em um processo de lapidação ou preparação. Esse processo que a Bíblia chama de santificação é contínuo, constante e diário. Sempre precisamos ser mudados em alguma coisa. Perfeição só em Deus.

Além desses "presentinhos" muitos outros são oferecidos ao povo de Deus com a intenção oculta de iludir e enganar com fins de causar graves transtornos a vida cristã e a obra de Deus.
Cuidados com os presentes do nosso adversário.
Não aceite esses presentes. Recuse-os.
O nosso maior presente é a Palavra de Deus.
Abra sua Bíblia, leia-a, estude-a, viva-a, partilhe-a.

"...Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância."
João 10: 10b


Pr. Magdiel G Anselmo.





5 comentários:

  1. graça e paz
    infelizmente, nossa Igreja hoje, é doente, em estado vegetativo para assim dizer. Estamos assistindo a vida e as coisas acontecerem, e ficamos acomodados na nossa posição de " salvos e suficientemente abençoados ". Falo de um modo geral, pois acredito que em todas tenham pessoas assim como mencionou no post. a luta é grande irmão.....

    Deusa bençõe
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Palavra edificante e reveladora Pastor... Deus continue abençoando o senhor! Abç!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o adversário tem conseguido iludir a muitos irmãos. Que tenhamos cuidado para também não sermos iludidos, pois todas as dez virgens tosquenejaram!

    ResponderExcluir
  4. Estes presentes são conhecidos como "presentes de grego": Durante a batalha entre Grécia e Tróia, a estratégia montada pelos gregos para derrotar seus inimigos foi surpreendê-los durante o sono. Para isso, construíram um imenso cavalo de madeira como se fosse um presente de paz aos oponentes. O cavalo, que estava recheado de soldados gregos, foi levado para dentro da fortaleza de Tróia. Durante a noite, enquanto todos dormiam, os soldados gregos atacaram e abriram as portas de Tróia para a invasão dos gregos, que venceram a batalha.

    Muitos presentes são assim: parecem muito inofensivos por fora, presentes de paz, mas no interior há guerras e morte. Muitos crentes estão perdendo a batalha por suas vidas, porque aceitaram presentinhos de grego!

    Parabéns pelo post, pr. Magdiel. Muito esclarecedor!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela mensagem. Que o SENHOR continue te abençoando, quando tiver um tempinho visite o nosso blog. ieadvserrana@blogspot.com , existem também muitas mensagens edificantes.
    Pb Julito

    ResponderExcluir

Faça seus comentários. Sua opinião é importante. Participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...